Blog Saúde Bucal

Conheça 9 problemas nos dentes mais comuns

Alguns problemas nos dentes são muito recorrentes na vida das pessoas, por isso é necessário ficar atento às causas e aos impactos que eles podem gerar na sua qualidade de vida. Mais do que isso, também é preciso compreender as medidas de prevenção para tais problemas, além de visitar o dentista de confiança regularmente.

Nesse sentido, precisamos destacar que os profissionais odontológicos buscam oferecer os melhores cuidados e tratamentos aos seus pacientes para que os problemas bucais não se agravem e para que você não perca um dente, por exemplo.

Abaixo, listamos os 8 problemas dentários mais comuns. Entenda um pouco mais sobre cada um deles!

1. Cárie 

A cárie é um dos problemas dentários mais comum entre as pessoas e é capaz de afetar diversos dentes se não for tratada de forma correta (pode ocasionar até a perda do dente). A cárie é contagiosa e provoca dor no paciente, mas o tratamento é simples: o dentista remove a cárie e todo o tecido infeccionado e, em seguida, aplica uma resina de proteção. Uma forma eficiente de prevenir o surgimento da cárie é por meio de uma higiene oral eficiente. 

2. Gengivite 

A gengivite é provocada pelo acúmulo de placa bacteriana na região da gengiva. Ela é identificada quando ocorre sangramento ao escovar ou passar o fio dental. Além disso, os principais sintomas são sensibilidade e inchaço. O problema pode ser solucionado com a realização de uma limpeza em uma clínica odontológica. 

3. Tártaro 

O tártaro é um dos problemas que mais afeta a estética dos dentes e a saúde bucal do paciente. Esse problema faz com que os dentes absorvam manchas com mais rapidez devido à porosidade. Para evitar essa adversidade, é fundamental ter uma rotina de cuidados com os dentes. 

4. Periodontite

A periodontite é um problema na estrutura óssea dos dentes e se não for tratada de forma correta, pode levar à perda do dente. Ela pode ocasionar sangramento na gengiva e a forma mais eficiente de preveni-la é por meio de uma boa rotina de higienização, além da visita regular ao consultório odontológico. 

5. Retração na gengiva 

Essa condição gera um deslocamento da gengiva, assim a raiz do dente fica mais exposta e pode ser alvo de bactérias. O dente acometido fica mais sensível e para evitar esse contratempo, é preciso utilizar escovas de dentes com cerdas macias, sem realizar a escovação com muita força. 

6. Estomatite 

A estomatite é uma inflamação na boca e pode afetar até mesmo a garganta do paciente. O principal sintoma é o surgimento de aftas na boca, que podem ser provocadas por vírus, como o herpes. Para fazer um tratamento adequado, é fundamental ir ao dentista

7. Bruxismo

O bruxismo consiste em outro problema dentário muito comum. Um dos seus principais sintomas são dores na cabeça ou na área dos maxilares sem uma razão aparente. Ele acontece quando o paciente pressiona os seus dentes com força, normalmente quando estão dormindo. 

Além do mais, é válido ressaltar que o bruxismo pode se agravar devido a fatores relacionados ao estresse e problemas emocionais. Dessa forma, a utilização de protetores bucais para impossibilitar o desgaste dos dentes pode ser indicado pelo profissional especializado. 

8. Mau hálito 

O mau hálito é um problema que afeta diversas pessoas. Essa condição pode ser ocasionada por doenças periodontais e pelo acúmulo bacteriana. Uma forma de evitar esse contratempo é fazendo uma eficiente limpeza dos dentes e visitando o dentista de forma regular para que qualquer indício seja tratado de forma rápida. 

9. Abscesso 

As infecções nos dentes podem gerar um acúmulo de pus. Isso acaba formando um abscesso dentário, que consiste em um cisto doloroso na gengiva. Sendo assim, o abscesso surge por causa de uma inflamação no dente, mas que pode afetar a gengiva por causa de uma contaminação bacteriana. O paciente pode sentir dores fortes. 

É fundamental destacar que gengivite, periodontites e cáries não tratadas podem ocasionar abscessos. Para certificar-se do problema, é preciso ir até uma clínica odontológica de confiança para fazer os exames e iniciar o tratamento correto. Por essa razão, a visita regular ao dentista é importante, uma vez que qualquer problema é tratado em sua fase inicial. 

Quais os cuidados para evitar os problemas bucais? 

Os problemas bucais mencionados anteriormente podem ser evitados por meio de uma eficiente prevenção. Saiba que grande parte dessas condições são provocadas por uma causa muito simples: as pessoas não escovam os dentes pelo menos três vezes ao dia. 

A cárie, por exemplo, pode deteriorar o esmalte dentário e tem capacidade de atingir zonas mais profundas. Esse problema pode surgir ao deixar de escovar os dentes após alguma refeição, uma vez que os alimentos podem ficar entre os dentes e as bactérias podem se proliferar. 

Dessa forma, a escovação regular diminui significativamente o surgimento de vários problemas bucais. O uso do fio dental e de um bom enxaguante bucal não podem ser deixados de lado, já que eles potencializam os resultados. Além disso, a língua também precisa ser higienizada, uma vez que reduz o mau hálito e o aparecimento de problemas mais graves, como o câncer de boca. 

Além do mais, a alimentação interfere na saúde dos dentes. O jejum prolongado pode afetar o esmalte dos dentes, isso porque o pH da boca diminui e fica mais ácido. Alguns alimentos podem ser a causa dos problemas mencionados, como o consumo excessivo de doces e refrigerantes, por isso é preciso fazer uma escovação após consumi-los para evitar o surgimento de placas bacterianas. 

Portanto, não é nada satisfatório apresentar problemas nos dentes. Com um bom dentista, essas doenças bucais podem ser evitadas e tratadas com antecedência. Ao visitar o profissional de forma regular, a cárie pode ser controlada assim que for encontrada, o especialista tratará problemas relacionados à sensibilidade, encontrará a causa de forma rápida e realizará a limpeza dos dentes assim que for necessário. Essa ação é uma excelente forma de prevenir doenças oportunistas. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco e agendar seu horário na Sorridents! 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada