Blog Saúde Bucal

Mantenedor de espaço: entenda a sua função e os diferentes tipos

Os dentes de leite (dentição primária ou decídua) são fundamentais para o desenvolvimento da dentição, da musculatura e dos ossos da face, ajudando a posicionar de forma correta os dentes permanentes. Portanto, quando a criança perde um dente primário antes do tempo adequado e o espaço não se mantém, existe a necessidade de um tratamento ortodôntico

Nesse caso, além das diversas opções de tratamento para alinhar os dentes e corrigir a posição da arcada dentária, pode-se utilizar o mantenedor de espaço, que serve para preservar o espaço em que o dente decíduo foi retirado prematuramente.

Para que você saiba mais sobre o assunto, explicaremos, neste post, o que é o mantenedor de espaço e qual a sua função, além de apresentarmos os diferentes tipos que existem e a importância de utilizá-lo. Continue a leitura e confira!

O que é um mantenedor de espaço?

O mantenedor de espaço consiste em um tipo de acessório ortodôntico usado para evitar que o dente permanente não tenha um espaço adequado para nascer. Trata-se de um aparelho feito sob medida em acrílico ou metal pelos dentistas, utilizado principalmente por crianças que precisam extrair um dente de leite antes do período ideal.

É fundamental levar em consideração a importância dos dentes de leite para o crescimento da dentição, da musculatura e dos ossos da face, já que eles também desempenham funções mastigatórias e ajudam a posicionar devidamente os dentes permanentes.

Ainda, quando ocorre a perda da dentição e o espaço não é mantido, certamente podem aparecer alguns prejuízos na fonética e na mastigação, por exemplo, surgindo a necessidade de tratamento ortodôntico.

Qual é a sua função?

A principal função do mantenedor de espaço é impedir que o espaço que o dente permanente precisa para nascer, se feche pela movimentação dos dentes vizinhos. Ou seja, ele mantém o espaço para o aparecimento do dente permanente no lugar correto. 

Nesse caso, os mantenedores são importantes para evitar problemas de dentição futuros nas crianças. Além disso, eles previnem problemas de má oclusão e evitam transtornos emocionais, já que para muitas crianças isso pode gerar um certo desconforto.

Com dito, geralmente, eles são indicados quando um dente de leite cai antes do tempo correto, devido a uma cárie, trauma ou queda natural precoce. Assim, o aparelho permite que o espaço fique livre, sem riscos e transtornos para a criança.

Quais os diferentes tipos de mantenedores?

Existem dois tipos de mantenedores de espaço: os fixos e os removíveis. A determinação do modelo ideal depende da região onde ele será utilizado, assim como a fase de desenvolvimento da arcada dentária, a ancoragem dos dentes e a faixa etária da criança.

A seguir, conheça mais sobre cada um deles!

Fixos

Os mantenedores fixos são divididos em quatro subgrupos diferentes: 1) banda e alça (unilateral); 2) coroa e alça; 3) guia de erupção distal; e 4) lingual.

Os mantenedores do tipo banda e alça e coroa e alça são posicionados em apenas um lado da boca, mantendo o espaço livre para um dente. O primeiro é preso em volta do dente vizinho e, como o nome sugere, apresenta uma alça que mantém um espaço aberto para o dente substituto nascer. Já o coroa e alça é um tipo de prótese que cobre o dente vizinho e tem uma alça, o que evita que o espaço se feche para o dente que vai nascer.

O mantenedor de espaço do tipo guia de erupção distal é utilizado para dentes molares. Ele consiste em um mantenedor mais complexo, pois a extremidade do metal costuma ser colocada na linha da gengiva para evitar que o espaço se feche.

Por último, o mantenedor de espaço lingual, também conhecido como arco de Nance, geralmente é bilateral e pode ser fixado nos molares, ligado a um arco na parte posterior dos dentes frontais inferiores.

Removíveis

Existem também os mantenedores de espaço removíveis, que se assemelham aos aparelhos ortodônticos convencionais usados para correção da arcada dentária. Eles são mais indicados para crianças com mais idade, por apresentarem mais facilidade em se adaptar com o uso do aparelho.

Os mantenedores removíveis são feitos em acrílico e podem conter também dentes artificiais quando necessário para melhorar a função ou a estética. Como consequência, eles mantêm o espaço do dente que vai nascer.

De toda forma, é preciso que haja um monitoramento a fim de garantir que o dente se desenvolva de forma devida independentemente do tipo de mantenedor de espaço utilizado.

Quais são os cuidados necessários?

Após a colocação do mantenedor de espaço, é necessário esperar um certo período para que a criança se adapte ao uso. Durante esse tempo, os pais devem orientar as crianças sobre como manter o aparelho limpo e em ordem, com uma escovação correta e o uso de fio dental para que a gengiva continue saudável e livre de bactérias.

No caso dos pacientes que utilizam o mantenedor fixo, o principal cuidado é evitar mastigar alimentos duros que possam causar a quebra ou descolamento do acessório, bem como alimentos açucarados que possam causar cáries.

Em mantenedores móveis, é necessário higienizá-los regularmente, mantê-los protegidos quando o acessório não estiver sendo utilizado e usá-los corretamente a fim de manter a sua função ativa e proporcionar bons resultados. Afinal, seu uso requer um período de adaptação e qualquer irregularidade pode resultar em um tempo maior para se acostumar ao acessório.

Além disso, a criança deve ir ao dentista com frequência para monitorar o progresso do tratamento e realizar a limpeza dos dentes. Dessa forma, é importante buscar um profissional qualificado e com boa reputação no mercado para a colocação do mantenedor de espaço — como a Clínica Sorridents, que oferece acesso à saúde bucal de qualidade com atendimento humanizado aos pacientes, valorizando seu compromisso social.

Nas clínicas Sorridents, temos todas as especialidades da odontologia, desde tratamentos ortodônticos (aparelhos) até implantes dentários. Além disso, os profissionais são referências em suas áreas de atuação, garantindo conforto, conveniência e qualidade. Portanto, não deixe de conhecer os nossos serviços!

Gostou do nosso conteúdo sobre mantenedor de espaço? Gostaria de conhecer os nossos serviços? Então, entre em contato com a gente e fique por dentro das melhores soluções da Clínica Sorridents! 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada