Blog Saúde Bucal

Maxilar estalando? Conheça as principais causas do problema

O maxilar estalando consiste em um problema bucal e ocorre por causa de uma disfunção nas articulações temporomandibulares. Ao apresentar estalos na região, isso pode ser sinal de algum dano no disco articular ou nos ligamentos da ATM. Diversas situações podem ocasionar o problema, como estresse, hábito de ranger os dentes, entre outras. 

Ao sentir a mandíbula estalando, dores de cabeça, dor ao mastigar, cansaço no rosto, dores cervicais, fraturas espontâneas nos dentes e dores no ouvido, é fundamental ir até uma clínica odontológica de confiança e que conte com profissionais capacitados para iniciar o tratamento mais adequado. Continue a leitura e saiba mais a respeito do assunto!

Quais as principais causas do maxilar estalando?

Diversas situações podem proporcionar o estalo no maxilar, é preciso conhecê-las para que você fique atento aos sintomas e busque um especialista para iniciar o tratamento correto. Veja a seguir o que pode causar esse problema!

 Disfunção temporomandibular 

A disfunção temporomandibular (DTM) está relacionada às situações que interferem no funcionamento da articulação e nas estruturas associadas. Dessa forma, o paciente que não consegue realizar os momentos corretamente, apresenta alguns problemas bucais, já que a disfunção está relacionada a uma série de alterações. 

A DTM pode ser provocada pelo posicionamento incorreto do disco articular, por desgaste na estrutura óssea e por alteração da musculatura responsável pelo processo mastigatório. O paciente pode apresentar mais de uma alteração ao mesmo tempo. 

 Bruxismo 

Os pacientes que apresentam bruxismo têm o hábito de ranger os dentes ou de mantê-los pressionados no decorrer do dia. Essa prática é capaz de proporcionar um conjunto de consequências para a ATM. Dessa forma, o bruxismo pode ocasionar estados na mandíbula e, com isso, você pode sentir dores de cabeça e dor na região do maxilar. 

Ainda é válido ressaltar que estresse, causas psicológicas e ansiedade podem favorecer o aparecimento do bruxismo. Assim, a falta de um tratamento adequado pode levar a problemas mais graves e pode afetar a qualidade de vida do indivíduo. 

Infecção 

Uma das causas do maxilar estalando é a infecção nas glândulas salivares, pois ela pode provocar DTM. Os indivíduos podem apresentar um gosto ruim na boca, dor, inchaço na região do rosto e do pescoço e acúmulo de pus. 

Sendo assim, é preciso procurar por um dentista para que a causa da infecção seja identificada e, assim, iniciar o tratamento. Caso exista sinais de infecção bacteriana, é preciso tomar antibióticos para que o problema não se agrave. 

Lesões na mandíbula 

Diversas lesões na mandíbula podem ocasionar o deslocamento ou a quebra de um osso na região e, consequentemente, estalo na mandíbula. Nessa situação, o indivíduo pode apresentar sangramento, dor, e o local pode ficar dormente. 

A lesão ocorre por impactos e acidentes e é necessário informar o dentista, para que ele consiga entender a causa do problema. Assim, ele poderá mobilizar a região ou indicar um procedimento cirúrgico. 

Má oclusão dentária 

A má oclusão dentária acontece devido ao posicionamento errado dos dentes superiores e inferiores quando a boca é fechada, o que pode provocar pressão no osso, músculos, articulações, gengivas e dentes. Normalmente, o tratamento é feito por meio da utilização de aparelhos ortodônticos para deixar os dentes mais alinhados e, em situações mais graves, pode ser indicada a realização de uma cirurgia.

Artrite 

A artrite é uma doença capaz de gerar diversos prejuízos na cartilagem da articulação temporomandibular, o que pode afetar os movimentos da mandíbula. Saiba que ela pode ser provocada por alterações no sistema imune, desgaste na articulação com o passar do tempo e traumatismo. 

Esse problema não tem cura, mas pode ser tratado. Dessa forma, ao procurar por um especialista, ele indica o tratamento mais eficiente, como medicamento, terapia e a realização de exercícios. Em situações mais graves, pode ser necessária a realização de um procedimento cirúrgico. 

Maus hábitos 

Alguns hábitos do dia a dia forçam a ATM e podem prejudicar o maxilar, como roer as unhas, comer alimentos muito duros, morder os lábios e as bochechas e mascar chicletes com frequência. Essas atividades podem ocasionar uma desordem na boca. 

Dessa forma, é preciso evitar os maus hábitos, para que não ocorra o desgaste na articulação e a sobrecarga dos músculos do pescoço e do rosto. Com alguns cuidados é possível evitar problemas que prejudiquem a sua qualidade de vida. 

Câncer 

O câncer na região da boca pode estalar o maxilar. É necessário ressaltar que a situação é rara, mas pode acontecer. Isso porque tumores na língua, gengiva e bochechas podem afetar o movimento do maxilar.

Quando a causa do maxilar estalando for câncer, o paciente pode perder os dentes, dificuldades para utilizar a dentadura, perda de peso e inchaço no pescoço. 

Dessa forma, é primordial ir até um especialista para fazer o diagnóstico mais preciso. Após a confirmação da presença do câncer, é possível iniciar com os cuidados necessários para que o problema não evolua.

Como é realizado o diagnóstico de mandíbula estalando?

Para identificar as causas do maxilar estalando é preciso procurar por um dentista, sendo que o especialista palpa a região e analisa o movimento da mandíbula. Assim, é possível perceber os estados dos músculos, ligamentos, articulações e se certificar se as arcadas superiores e inferiores estão se encontrando corretamente. 

O profissional ainda pode questionar o paciente a respeito de seus hábitos, para entender melhor a causa do problema. Além do mais, pode ser necessária a realização de alguns exames de imagem da região, para ter uma visão precisa da estrutura bucal. 

Como é feito o tratamento de estalos na mandíbula?

O tratamento de estalos na mandíbula pode ser feito de diferentes formas, pois depende do tipo do problema e da causa. Um dos tratamentos mais recorrentes nos consultórios é a utilização de aparelhos funcionais no maxilar, para solucionar os prejuízos à ATM. 

Os tratamentos podem variar de paciente para paciente, o que vai depender dos seus hábitos diários. O dentista pode indicar consumo de alimentos mais macios, atividades físicas para reduzir o estresse e melhorar o sono.

Portanto, para fazer o tratamento adequado e encontrar a causa do maxilar estalando, é fundamental buscar por uma clínica odontológica que conta com profissionais capacitados e preparados para atender às suas necessidades. Quanto mais rápido o problema for solucionado, melhor será sua qualidade de vida e o seu bem-estar.   

Gostou deste nosso post? Então aproveite para descobrir o que pode ser ao sentir dor nos maxilares ao mastigar!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada