Blog Saúde Bucal

O que é parestesia após extração do siso?

A extração do siso, conhecido popularmente como dente do juízo, é um procedimento odontológico que retira os terceiros molares, sendo realizado quando o elemento dentário não nasce ou está em posição disfuncional na cavidade. Mas, em alguns casos, a intervenção cirúrgica leva a uma sensação de formigamento e dormência bucal.

Pensando nisso, este conteúdo explica o que é, por que é necessário tratar e quando ocorre a parestesia após a extração do siso. Depois, o artigo indica como é possível identificar o problema, o que causa, quanto tempo dura e o que fazer quando a parestesia persiste. Agora, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Afinal, o que é parestesia após extração do siso?

Inicialmente, é importante entender que a parestesia é a sensação de formigamento, dormência, queimação e até mesmo coceira em diferentes partes do corpo humano. Apesar de parecer inofensiva a princípio, o sintoma pode indicar um problema de saúde sério quando ocorre após a extração do terceiro molar (dente siso).

Por que é importante tratar a parestesia após extração do siso?

No caso da parestesia após extração do siso, sinalizada, principalmente, pelo formigamento e pelo inchaço da boca, é urgente buscar tratamento com um dentista de confiança para impedir que a alteração dos tecidos bucais comprima o nervo alveolar, aumentando os edemas, causados pelo acúmulo de líquidos, e comprometendo a sensibilidade bucal do paciente.

Quando ocorre a parestesia após extração do siso?

Respondendo à questão, a parestesia após extração do siso surge, em geral, quando há lesão no nervo alveolar, localizado no interior da mandíbula e responsável pela sensibilidade do queixo e do lábio inferior. O sintoma também pode aparecer se outros nervos forem atingidos na região orofacial, tanto aqueles que estão presentes na língua quanto os que compõem a face.

É comum ter parestesia após extração do siso?

A extração do siso, unicamente, não é responsável pela ocorrência da parestesia. Isso porque a simples retirada do dente siso, quando realizada por um profissional qualificado e experiente, não lesiona o nervo alveolar, por exemplo. Mas uma eventual lesão pode ocorrer caso haja intercorrência no momento da cirurgia ou no processo pós-operatório.

Como é possível identificar a parestesia após extração do siso?

Até aqui, você sabe o que é e quando surge a parestesia após extração do siso com intercorrências. A dúvida que fica é como identificar esse sintoma, certo? Veja os principais sinais relacionados à lesão nos nervos da boca e da face!

Formigamento

O formigamento é a sensação de receber várias agulhadas na pele e, geralmente, é temporário ao aparecer nos braços, nas mãos, nas pernas e nos pés do paciente. Desse modo, quando o sintoma ocorre na boca e na face, está bastante associado à parestesia após extração do siso com intercorrências.

Coceira

Por sua vez, a coceira se caracteriza pela sensação desconfortável que desperta a vontade de coçar. O sintoma pode afetar qualquer parte do corpo, mas, quando surge na região bucal, costuma sinalizar a parestesia após extração do dente siso.

Perda de sensibilidade

A dormência é causada pela perda parcial ou total da sensibilidade do corpo e sinaliza, muitas vezes, o mau funcionamento do sistema nervoso. Não por menos, o problema sinaliza a presença de parestesia após extração do dente siso, quando um transtorno afeta uma parte do sistema nervoso (nervos).

Sensação de frio ou queimação

Além do formigamento, da coceira e da perda de sensibilidade, muitos pacientes com parestesia após extração do siso relatam uma sensação de frio ou queimação. Isso ocorre porque uma intervenção cirúrgica malsucedida pode comprometer os tecidos bucais.

Quanto tempo dura a parestesia após extração do siso?

Na parestesia após extração do dente siso, o sistema sensorial dos nervos é comprometido, mas, geralmente, preserva-se a parte motora dessa estrutura fibrosa. O problema costuma ser temporário e pode desaparecer em poucos dias.

Contudo, em alguns casos, as sensações de formigamento, queimação, inchaço e coceira, relacionadas à parestesia, demoram de 6 a 24 meses para desaparecer e devem ser examinadas e devidamente tratadas por um profissional na clínica odontológica.

O que fazer quando persiste a parestesia após extração do siso?

Você já sabe que a parestesia pode ocorrer em alguns dias após a extração do dente siso, desaparecendo no período de pós-operatório, com a regeneração dos tecidos e a adequada higienização da boca. No entanto, quando os sintomas são tardios, o que fazer? Leia as indicações!

Não negligenciar o tratamento

Ao sentir formigamento, coceira, inchaço e queimação na boca, o paciente não pode negligenciar o problema, isto é, não deve esperar, simplesmente, que os sinais se resolvam sem o cuidado adequado e sem a observação de um profissional.

Buscar um profissional de confiança

Após constatar o mal-estar, o paciente deve, portanto, buscar um cirurgião-dentista para avaliar as causas que estão levando ao sintoma. Na clínica, o especialista deve examinar a região e, principalmente quando o problema ocorre após a extração do dente siso, indicar um tratamento para reconstituir os nervos da região orofacial.

Realizar acompanhamento periódico

É importante, também, visitar a clínica odontológica a cada seis meses ou a cada ano, para não apenas tratar os problemas emergenciais, mas evitar que novas disfunções comprometam a saúde bucal e coloquem o funcionamento do organismo em risco.

Como é o tratamento para parestesia após extração do siso?

Muitas pessoas que sofrem com os sinais de parestesia após extração do siso se perguntam sobre o tratamento dessa disfunção, não é? Na verdade, o primeiro passo é procurar um cirurgião-dentista para avaliar o caso clinicamente.

O profissional pode indicar ao paciente o uso de medicamentos corticoides, vitaminas do complexo B e compressas de água quente, que ajudam a reduzir o inchaço, o formigamento e outros sintomas da parestesia. Em casos mais graves, sessões de fisioterapia e laserterapia de baixa intensidade também são indicadas à pessoa.

Neste artigo, você entendeu o que é e o que causa a parestesia após extração do siso, um problema que pode ocorrer em intervenções cirúrgicas malsucedidas ou em um pós-operatório complicado. Portanto, para não comprometer a saúde bucal, o ideal é buscar ajuda especializada para examinar e tratar o quadro de forma adequada.

O conteúdo foi realmente útil para você? Se sim, aprenda outras dicas para manter o sorriso bonito e saudável. Agora, saiba como cuidar do dente siso ou dente do juízo!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada