Blog Saúde Bucal

Entenda aqui o que é o esmalte do dente

O esmalte, uma das principais estruturas do dente, é constituído de minerais como o cobre, o magnésio e o zinco. Apesar de bastante resistente, ele pode sofrer algum desgaste, o que costuma causar incômodo e sensibilidade na hora de consumir doces ou alimentos frios e quentes.

Uma alimentação inadequada e a higiene bucal ineficiente são fatores que podem danificar a arcada dentária, incluindo o esmalte, visto que ajudam na proliferação de diversos microrganismos e outros patógenos, gerando problemas como cáries e gengivite.

Neste post, veremos o que é o esmalte dos dentes e sua importância. Está gostando do conteúdo? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é o esmalte do dente?

O esmalte, estrutura externa dos dentes, é a parte que concede a cor do sorriso, que pode ser mais amarelado ou branco acinzentado. Além disso, essa camada, por estar em contato direto com os alimentos e a saliva, é a principal estrutura responsável por proteger todo o dente.

É fato que estamos em uma sociedade bastante ligada à estética. Nesse contexto, o sorriso perfeito, alinhado e branco, surge como uma das metas para se ter um rosto bonito. Entretanto, além de ser importante para a aparência dos dentes, o esmalte, quando preservado, ajuda a manter a saúde da boca.  

Qual a importância de cuidar do esmalte do dente?

Ter uma saúde bucal adequada deve ser o objetivo de todo indivíduo, afinal, para o pleno desempenho do nosso corpo, todas as estruturas – a começar pela boca – devem estar saudáveis. Então, é necessário ter um certo zelo com o esmalte dentário, visto que a sua degradação pode intensificar o número de cáries e permitir o aparecimento de outras patologias bucais.

Desse modo, sabendo que o esmalte serve como “capa protetora” dos dentes, além de ser o responsável por condicionar a cor da arcada dentária, todo cuidado ainda é pouco para a manutenção dessa estrutura. Entre as recomendações, evitar doces pode ser uma ótima alternativa, visto que a associação entre açúcares e bactérias pode ajudar na formação de ácido lático, que deixa a nossa boca com um pH baixo.

Além disso, é importante visitar o profissional dentista de maneira rotineira, ter uma boa alimentação, escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e, principalmente, evitar o consumo de alimentos e bebidas ricos em corantes, afinal essas substâncias degradam os dentes gradualmente.

O que fazer quando o esmalte está desgastado?

O primeiro passo é procurar um dentista, que poderá dar as melhores orientações a fim de diminuir esse problema. Além disso, optar por um creme dental menos abrasivo pode ser uma boa opção.

Também é importante saber que pessoas com o esmalte do dente desgastado devem evitar fazer a escovação logo após ingerir bebidas ácidas ou que contenham álcool, visto que a estrutura fica mais vulnerável depois do consumo dessas substâncias.

Por fim, agora que você já sabe o que é o esmalte dos dentes e conhece as principais recomendações para evitar o seu desgaste, lembre-se de procurar um dentista semestralmente e cuide da sua saúde bucal.

Gostou do post? Então, aproveite para conhecer estratégias para recuperar o esmalte do dente.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada