Blog Saúde Bucal

Entenda a importância do raio-x odontológico

O raio-x odontológico é muito importante em diferentes situações do consultório. Ele proporciona melhor visualização de estruturas bucais, facilitando o diagnóstico de muitas patologias dentais. Graças a essa precisão, o raio-x é um exame imprescindível para a medicina de modo geral.

Neste texto, vamos explicar a importância do raio-x odontológico nos procedimentos dentários, apresentando alguns casos em que esse recurso é decisivo. Além disso, falaremos dos benefícios dessa técnica para diagnosticar doenças bucais.

Fique com a gente e entenda melhor o assunto!

Por qual motivo o raio-x odontológico é importante?

A radiologia é um ramo indispensável na medicina, de modo geral. Tais exames conseguem proporcionar mais exatidão no diagnóstico, ao proporcionar imagens minuciosas e nítidas de estruturas bucais internas e pequenas. Além disso, é possível ver alguns tecidos além dos ossos, como cavidades com ar, articulações e secreções, devido à densidade que cada um apresenta na imagem.

Desse modo, o profissional avalia a anatomia do paciente e vê se há alguma irregularidade, como cistos e outros corpos estranhos, além de fraturas em ossos.

Tal precisão possibilita constatar o estágio do problema e o local exato onde se encontra. Isso promove medidas de tratamento mais eficazes, pois o médico ou dentista vai analisar melhor a situação e de que modo vai tratá-la, levando em conta o nível da patologia e a presença na anatomia da pessoa.

Em quais situações o raio-x é solicitado?

Esse método é empregado em diferentes situações. Como citado, ele não mostra somente fraturas, mas também outras estruturas importantes no funcionamento bucal do paciente. Por isso, o exame apresenta grande versatilidade. Confira, a seguir, alguns exemplos de quando é usado.

Lesões ósseas

A situação mais óbvia quando se pensa em exames de raio-X, os danos ósseos aparecem de maneira evidente na imagem. Isso ocorre devido à densidade elevada dessas estruturas, que retêm mais radiação e aparecem em destaque no exame. Desse modo, é possível avaliar:

  • fraturas na mandíbula;
  • lesões nos dentes;
  • quebras dos demais ossos do rosto;
  • perda óssea.

Anomalias dentais

Consistem no crescimento de partes dentais de modo incorreto, acarretando um aspecto diferente da normalidade bucal. Tais anomalias podem ser aparentes ou não e afetam o funcionamento da boca, como mordida, mastigação e fala. Entre alguns exemplos, temos:

  • dilaceração na raiz do dente;
  • falhas na formação da dentina;
  • defeitos no desenvolvimento do esmalte;
  • má formação dos dentes.

Planejamento de cirurgias

Além de servir para descobrir doenças e anomalias, o raio-x odontológico possibilita um plano de execução melhor das cirurgias. Como a boca é um local com estruturas pequenas, muitas vezes é necessário uma imagem radiográfica dela para visualizar melhor o local exato da operação.

Exemplo: ao remover um dente, é necessário visualizar a posição da raiz e do nervo, a fim de constatar que tais estruturas não vão prejudicar o processo. Nesse caso, é solicitado um raio-x para analisar essa situação.

Patologias bucais

Além dos aspectos citados acima, a radiografia ainda é responsável por auxiliar os profissionais a identificar, avaliar e diagnosticar algumas doenças bucais e dentárias, como:

  • cáries embaixo de resinas, de amálgamas ou entre os dentes;
  • crescimento incorreto dos dentes das crianças e dos adolescentes;
  • infecções na raiz dentária e no canal;
  • cistos, cânceres e demais neoplasias bucais.

Quais os benefícios do raio-x odontológico?

Como foi possível notar até aqui, esse exame é muito importante para identificar e lidar com diversos tipos de situações e problemas bucais. Além dos já citados, vamos apontar mais alguns benefícios da radiografia na odontologia para os profissionais e pacientes.

 Confira a seguir!

Auxilia em um diagnóstico rápido

Como citado antes, o raio-X odontológico é capaz de facilitar os diagnósticos, de maneira rápida. Se não houvesse tais imagens, o profissional levaria muito tempo na conversa com o paciente, observação da área e apreciação dos sintomas. E, mesmo assim, poderia dar um diagnóstico incorreto.

A radiografia, ao possibilitar uma visualização interna, de modo ágil, promove o tratamento mais rapidamente e, por consequência, evita o avanço do problema bucal.

Possibilita avaliar a saúde dos ossos

A saúde de uma pessoa pode aparentar estar ótima por fora, mas ao olhá-la melhor no interior da anatomia, é possível constatar problemas. Para evitar cair nessa armadilha, o raio-x odontológico viabiliza uma avaliação mais minuciosa da saúde do paciente. Assim, é possível observar problemas escondidos nos ossos, abaixo das gengivas, entre outros pontos inacessíveis a olho nu.

Oferece recursos tecnológicos

A área da radiologia está muito sofisticada tecnologicamente. É possível emitir exames digitais, sem precisar comprar aqueles filmes radiográficos. Isso também é positivo para o meio ambiente, pois a química de tais filmes demora muito para se decompor na natureza. Se não há mais películas físicas, não há resíduos para descartar no ambiente.

Os exames digitais também são melhores para serem arquivados. Os tradicionais acumulam muito espaço, por isso, antigamente era necessária uma sala só para guardá-los. Com as imagens digitais, não é necessário mais espaço para o armazenamento, tornando ainda a organização e o acesso mais fáceis e rápidos.

Gera menos exposição radioativa às pessoas

Os raios-X odontológicos mais modernos emitem menos radiação. Isso é fundamental para a saúde do paciente e dos profissionais que manuseiam a máquina de raio-x.

A radiação é um elemento muito nocivo à saúde. Por essa razão, o ideal é recebê-la o mínimo possível. Os aparelhos atuais de radiografia contam com receptores com uma sensibilidade maior à radiação. Isso significa que é possível aplicar menos dela, mas obtendo o mesmo resultado que viria de um aparelho antigo.

Fornece imagens de melhor qualidade

Os raios-x atuais apresentam mais nitidez, com menos exposição à radiação. Ou seja, é uma evolução muito efetiva e vantajosa para os profissionais e pacientes.

Além dos receptores de radiação mais sensíveis, os resultados são melhores devido à visualização no computador, que possibilita uma imagem muito melhor. Além disso, não é mais necessário colocar o filme em uma plataforma que emita uma luz forte para verificar o exame, o que também proporciona mais praticidade para o profissional.

Portanto, o raio-x odontológico é um recurso efetivo e indispensável para avaliar, internamente, as estruturas bucais. Com ele, tanto o paciente como o profissional ganham vantagens, assim, conseguem obter um diagnóstico mais exato e ágil.

Já teve de fazer um exame de radiografia? Como foi? Conte-nos nos comentários!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada