Blog Saúde Bucal

Já ouviu falar em selante dental? Entenda como é feito

Os dentes precisam de cuidados que vão além da estética, afinal eles são essenciais para a alimentação e também para a nossa comunicação. Por isso, para manter a saúde bucal em dia, é necessário cuidar também dos dentes posteriores, mesmo que eles não apareçam no sorriso. E, para isso, existe o selante dental.

Neste conteúdo, vamos explicar do que se trata esse selante, qual sua finalidade, como ocorre a aplicação, quando é indicado e por que é importante. Dessa maneira, você fica ciente de métodos não tão óbvios nem populares, mas essenciais e efetivos para tratar da saúde oral. Fique com a gente e entenda melhor!

O que é um selante dental?

Trata-se de uma resina empregada nos dentes molares e pré-molares, os integrantes mais posteriores da arcada dentária, responsáveis pela trituração da comida. Tal resina é bem fina, branca ou transparente, composta de moléculas aderentes, e ela reveste o sulco na coroa (parte de cima) desses dentes. É uma proteção para os molares e pré-molares e não vai aparecer quando a pessoa fala ou sorri, até por estar em dentes mais escondidos, no fundo da boca.

Qual a finalidade do selante dental?

O sulco em cima do molares e pré-molares costuma ser bem profundo e isso facilita o surgimento de cáries, já que é difícil eliminar as bactérias alojadas ali somente com a escovação tradicional. Com a intenção de proteger esses dentes, o selante dental é aplicado, formando uma barreira capaz de impedir o acúmulo de sujeira e, por consequência, a formação da placa bacteriana, evitando as cáries nos dentes.

Geralmente, o selante dental é aplicado em crianças que estão começando a perder os dentes primários (de leite), entre 6 e 12 anos. Mas crianças com dentes de leite e adultos também podem receber normalmente tal tratamento. O dentista é quem vai apontar a necessidade do método para cada arcada dentária, independentemente de idade, mas sempre com foco nos aspectos dentais do paciente.

Qual a importância desse tratamento?

O selante dental protege dentes essenciais para o funcionamento da boca e da digestão, responsáveis por uma mastigação mais efetiva ao triturar a comida, como os alimentos rígidos ou com textura emborrachada. Esse trituramento é indispensável para o processo de digestão, que começa na boca, e não no estômago, como a maioria das pessoas pensa. Por esse motivo, cuidar dos dentes molares e pré-molares é imprescindível.

Confira os demais benefícios de aplicar o selante dental!

Prevenir-se contra cáries

Essa doença bucal é originada pelo acúmulo de bactérias que se alimentam dos restos de açúcar e carboidratos nos dentes. Como resultado, elas produzem um ácido nocivo ao esmalte dos dentes e isso gera a desmineralização dentária, que, com o tempo, pode gerar dor, infecções e até a perda dos dentes. Como falamos, o selante dental tem como principal finalidade impedir a origem da cárie e seus prejuízos.

Facilitar a higienização bucal

Com o selante, a parte de cima do dente fica mais lisa, assim a escova de dentes alcança e remove mais facilmente os resíduos de comida. Dessa maneira, a escovação se torna mais efetiva e consegue eliminar a placa bacteriana, inviabilizando não somente as cáries, mas outras doenças bucais.

Proteger o esmalte dos dentes

Parte imprescindível e a mais resistente, o esmalte dentário ainda sofre com desgastes, desmineralização, impactos e rachaduras. Tudo isso pode abrir brechas no dente até a porção interior dele — a dentina. Nesses casos, o selante consegue ser mais uma proteção para ambas as estruturas dentárias.

Preencher lacunas

Esse método pode ser aplicado em adultos para tratar as fossas dentais. Tal problema consiste em desgastes causados pelo atrito entre os dentes de cima e os de baixo ou por substâncias químicas, como excesso de alimentos cítricos. Junto a outros componentes, o selante dental preenche essas áreas desgastadas, a fim de evitar que sejam prejudicadas por bactérias.

Como o selante dental é aplicado?

Agora vamos explicar um pouco sobre o processo de aplicação do selante dental. Confira detalhadamente a seguir!

Primeira etapa: a limpeza

A boca precisa estar bem higienizada para que o dentista dê início ao procedimento. Por essa razão, o profissional começa retirando os resíduos de alimentos e as placas bacterianas dos dentes com o uso de um equipamento giratório na superfície dos dentes.

Segunda etapa: a aplicação

Em seguida, o profissional vai passar uma substância adesiva nos dentes, que vai deixá-los ásperos. Então, inicia-se o processo de aplicação: o dentista adiciona uma película de selante sobre os sulcos dos dentes. Para enrijecer tal película, é preciso expô-la à luz ultravioleta por 30 segundos. Para isso, o dentista emprega um aparelho com emissão desse tipo de luz.

Terceira etapa: o desgaste

Com o tempo, a pessoa come, mastiga, fala, gargalha, sorri… vive a vida normalmente, e o selante dental sofre um certo desgaste. Por isso, é necessário voltar ao consultório odontológico para avaliar os dentes e refazer a aplicação, se o profissional julgar preciso. 

Ah, e não dói nada aplicar o selante dental. Talvez você sinta somente um leve incômodo, o que é normal por ter outra pessoa mexendo na sua boca, mas apenas isso.

Como cuidar dos dentes após a aplicação do selante?

Aplicar o selante dental não significa que você tem que se preocupar menos com a higiene bucal. Muito pelo contrário, é necessário manter a rotina de limpeza como antes. Não vai haver nada de diferente nesse sentido, a não ser as consultas ao dentista, um pouco mais frequentes, mas as medidas de higienização permanecem as mesmas. São elas:

  • escovação: sempre após cada refeição, ou seja, no mínimo três vezes ao dia. E escove a língua, onde também se acumulam bactérias;
  • uso do fio dental: toda noite, antes ou depois da escovação, passe o fio dental, pois ele remove restos de alimento dos locais inalcançáveis para a escova de dentes;
  • moderação no açúcar: doces, sobretudo aqueles mais pegajosos, como os brigadeiros, são bastante nocivos aos dentes, então consuma-os sem excesso e sempre que os comer, escove os dentes depois.

Como saber se esse é o procedimento certo?

O ideal é ir ao dentista, já que é ele quem vai avaliar a sua boca, verificar a situação dela, quais os problemas existentes e apontar as soluções efetivas para sanar doenças e demais condições bucais encontradas. Além disso, só no espelho não é possível observar se os sulcos são mais ou menos profundos. Com equipamentos certos, o profissional consegue observar e atestar esse detalhe.

Agora você já sabe como é a aplicação do selante dental e que o procedimento não é doloroso, não é mesmo? Não há por que ter medo. O importante é ir a uma clínica odontológica, visitar o dentista e ouvi-lo para saber como está sua saúde bucal.

Siga-nos em nossas redes sociais e curta mais conteúdo de qualidade! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada