Blog Saúde Bucal

Tipos de cárie: conheça e saiba como tratar

Ter um sorriso saudável é o desejo da maior parte dos pacientes atendidos na clínica odontológica. Mas, muitas vezes, é preciso eliminar problemas bucais para melhorar a saúde e a estética da boca. Pensando nisso, este texto explica como tratar cárie, que pode se desenvolver de três formas diferentes na dentição, comprometendo a estrutura óssea e os tecidos bucais.

Antigamente, era comum que os profissionais realizassem múltiplas extrações dentárias, por causa da grande dor e dos extensos danos provocados pelo avanço da cárie. Mas, hoje em dia, devido aos avanços da tecnologia e do mercado odontológico, existem diversos tipos de tratamento para dentes cariados, com o máximo de segurança e conforto para os pacientes.

Agora, quer saber quais são os tipos de cárie dentária, entender a diferença entre elas, e conhecer as melhores dicas para evitar esse problema bucal? Então, continue a leitura deste post e descubra!

COMO A CÁRIE DENTÁRIA SE FORMA?

Vamos introduzir esse assunto dizendo que a cárie se trata de uma infecção desencadeada pela presença de micro-organismos na boca. Nesse sentido, o principal micro-organismo responsável por essa doença bucal é o Streptococcus mutans.

Basicamente, essa bactéria age sobre o esmalte do dente (parte mais externa da dentição), produzindo ácidos por meio da metabolização de carboidratos presentes na cavidade bucal, gerados pela ingestão de doces, massas e quaisquer outros tipos de alimentos que contenham açúcar.

A produção de ácidos pelos micro-organismos é o que leva à destruição do esmalte dentário, que é a estrutura mais externa do dente. Depois, a ação bacteriana começa a migrar para as camadas mais internas da dentição, como a dentina, que está localizada embaixo do esmalte.

Resumidamente, o que acontece é que essas estruturas ósseas se dissolvem e perdem o fosfato de cálcio, o qual é responsável pela rigidez no esmalte e na dentina. Ao perder esse componente importante, ocorre a formação de uma pequena cavidade no dente, iniciando, assim, o processo denominado cárie.

O QUE OCORRE COM O PACIENTE SE A CÁRIE NÃO FOR REMOVIDA?

Você deve estar se perguntando agora o que ocorre se a cárie não for removida, certo? Para responder à questão, é preciso afirmar que essa infecção pode atingir a polpa dentária, que é a parte mais interna do dente, na qual fica o “nervo”, caso o tratamento adequado seja negligenciado. Se isso vier a acontecer, além de causar muita dor ao paciente, será necessário realizar o tratamento de canal.

Por outro lado, a infecção da polpa pode também se alastrar para a raiz, provocando um abscesso. Quando o abscesso é formado, somente o tratamento do canal ou a extração do dente resolverá o problema. Então, quanto antes a cárie for tratada, melhor será o resultado do tratamento e maiores serão as chances de salvar o dente que foi acometido por essa disfunção dental.

Em todo caso, um especialista em Endodontia pode cuidar do caso particularmente e lhe oferecer as orientações necessárias para obter o melhor resultado com o tratamento dental.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CÁRIE DENTÁRIA?

Até aqui, você já sabe como é o processo de formação da cárie na estrutura dentária e conhece quais são os riscos de negligenciar o tratamento adequado para essa disfunção. Mas, afinal, quais são os tipos de cárie dentária? Para responder à questão, podemos falar que o problema se desenvolve em três formas, a cárie coronária, a radicular e a recorrente.

1. CÁRIE CORONÁRIA

A cárie coronária é a mais fácil de ser encontrada, porque ocorre quando a doença está no período inicial. Ela geralmente está localizada na superfície oclusal dos dentes (a região da mastigação); na face e na região das bochechas; na parte dos dentes voltada para a língua; ou nas partes laterais, onde os dentes ficam em contato uns com os outros.

A cárie coronária é um tipo de problema que pode afetar indivíduos de qualquer faixa etária, desde as crianças até os idosos.

2. CÁRIE RADICULAR

O nome desse tipo de cárie já diz por si só: está localizada na raiz dos dentes. Com o passar do tempo, é comum ocorrer retração gengival, quando a gengiva encolhe e expõe a raiz tanto nos dentes inferiores quanto superiores. A superfície da raiz dentária não é revestida por esmalte, como é o caso da coroa, que é a parte visível do dente.

A raiz dentária possui somente dentina e polpa, tornando a destruição da estrutura mais rápida. Além disso, essa cárie é mais frequente em adultos e idosos por conta da retração gengival.

3. CÁRIE RECORRENTE

É o tipo de cárie que se desenvolve de novo em um mesmo local. É mais comum em regiões que tenham restaurações mal adaptadas à estrutura dentária, mas também pode ocorrer em locais com grande acúmulo de placa e próteses fixas. Geralmente, é encontrada em adultos e idosos, não sendo muito comum de se observar em crianças.

O QUE FAZER PARA EVITAR A CÁRIE?

A cárie é uma doença muito fácil de ser prevenida! O melhor jeito de impedir que a doença ocorra é eliminando a placa bacteriana. A placa pode ser reduzida por meio da correta escovação dos dentes, utilização do fio dental, creme dental com flúor e enxaguante bucal antisséptico.

Para reduzir de forma considerável a quantidade de placa bacteriana, é preciso escovar os dentes sempre após as refeições e fazer uso diário do fio dental.

Por outro lado, o uso do flúor também ajuda a reduzir o aparecimento de cárie, uma vez que essa substância “fortalece” os tecidos duros do dente.

Porém, em crianças, é indicada a aplicação de selantes, pois eles liberam flúor em pequenas quantidades, com efeitos que duram até sete anos na dentição infantil, impedindo o acúmulo de alimentos em regiões difíceis de higienizar. Dessa forma, os selantes protegem e evitam o aparecimento de cárie nos dentes.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DE CÁRIE?

Para saber se você está com cárie, observar os sintomas do problema ajuda no diagnóstico e, possivelmente, na delimitação de um tratamento eficaz para o problema. Por isso, saiba que a ação de bactérias na dentição costuma provocar estas características:

  • mancha escura no local;
  • dor de dente;
  • sensibilidade ao ingerir alimentos e líquidos quentes e frios;
  • pequenos orifícios na dentição;
  • incômodo ao mastigar ou morder.

A depender do avanço da doença, os sintomas podem se agravar. Por isso, procure ajuda profissional ao sentir incômodos na dentição ou notar pequenas manchas nos dentes, por exemplo. O diagnóstico preciso do problema é o primeiro passo para fazer a reabilitação oral.

QUAL É O TRATAMENTO PARA CÁRIE?

Como a cárie é uma doença que ocorre em etapas, se for descoberta e tratada logo no início, ela pode ser paralisada e nenhum tratamento é necessário: é feito apenas o controle. Esse tipo de reversão da cárie é realizado principalmente por meio de tratamentos com flúor, que ajudam o dente a voltar ao seu estado original.

Quando a cárie está um pouco mais avançada e já houve uma cavitação no esmalte do dente, será necessário realizar a remoção da parte infectada e posterior restauração.

Porém, se a lesão estiver muito extensa e houver uma grande destruição,  será necessário o tratamento de canal e poderá ser necessária a reabilitação da coroa com a instalação de algum tipo de prótese fixa, seja inlay, onlay e overlay.

Conforme falamos no parágrafo anterior, caso a cárie esteja avançada e tenha atingido a polpa dentária, será preciso realizar o tratamento de canal quanto antes.

O tratamento de canal, basicamente, consiste na remoção da polpa, instrumentação e irrigação do canal (procedimento que matará as bactérias presentes no local) e obturação para selar o canal. Ao final, o dente precisará ser restaurado com resina composta ou com algum tipo de prótese para voltar a apresentar função e estética adequada.

QUAIS SÃO AS ETAPAS DA RESTAURAÇÃO DENTÁRIA?

A restauração dentária é um dos principais tratamentos para cárie, principalmente quando a disfunção não comprometeu a raiz dental. Nesse caso, o cirurgião-dentista inicia o procedimento com a remoção da parte danificada do dente, limpando as impurezas e evitando o avanço dos micro-organismos na dentina. Por fim, o profissional fecha a cavidade e conclui o processo com um material específico de restauração, a exemplo da resina.

QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA PROCURAR UM PROFISSIONAL?

Então, qual é o melhor momento para procurar ajuda profissional e ficar com os dentes saudáveis? Em resposta à pergunta, se você desconfiar da presença de qualquer tipo de cárie, é recomendado que procure um profissional com urgência.

Porém, outro momento ideal para fazer uma avaliação odontológica é quando os seus dentes começam a ficar muito sensíveis à temperatura de bebidas quentes, frias ou com a ingestão de doces em geral.

Em resumo, caso tenha sensibilidade ao mastigar ou se você detectar a presença de uma cavidade no dente, é preciso ir ao dentista quanto antes. Lembre-se de que, quanto antes a cárie for diagnosticada e tratada, mais fácil será salvar a sua dentição natural.

ONDE ENCONTRAR DENTISTAS QUALIFICADOS PARA TRATAR A CÁRIE?

Nem sempre é fácil encontrar profissionais qualificados para tratar de doenças bucais. Por isso, é importante contar com a ajuda da maior rede de clínicas odontológicas da América Latina. A Sorridents tem os melhores dentistas, em quase 200 clínicas espalhadas por todas as regiões do país, preparados para examinar, diagnosticar e tratar disfunções como a cárie dentária.

Na Sorridents, o paciente é recebido em clínicas bem equipadas e, o melhor, tem garantia de acesso a tratamentos bucais com o melhor custo-benefício do mercado. Além disso, a equipe multidisciplinar consegue analisar a estrutura dentária e, se for o caso, trata os diversos problemas na boca com profissionais especializados em todas as áreas da Odontologia.

Neste post, você percebeu como tratar cárie dentária, uma doença que pode comprometer a boca e outros órgãos do corpo, caso não receba o tratamento adequado. Por isso, é necessário manter os cuidados diários com a sua higienização, o que ajuda a impedir o desenvolvimento de qualquer um dos três tipos de cárie na dentição.

Quer voltar a sorrir sem medo e apresentar um sorriso belo, saudável e sem cáries? Então, não perca mais tempo e conte agora com a ajuda dos melhores dentistas da sua região. Entre em contato com a Sorridents pelos telefones (11) 2672-5700 (para o estado de São Paulo) e 0800 601 1520 (para os outros estados do país)!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada