Blog Saúde Bucal

5 hábitos saudáveis para manter uma boa higiene bucal

Ter uma boa higiene bucal é indispensável. Para isso, é necessário manter hábitos capazes de melhorar a limpeza dos dentes, da língua, além da parte interna das bochechas. Isso vai acarretar diversos benefícios, como evitar cáries, o mau hálito, e deixar os dentes mais bonitos e brancos.

Por isso, neste post, vamos falar de hábitos efetivos na limpeza da boca, que são medidas fáceis de aplicar na rotina. Dessa maneira, você consegue obter todas as vantagens de ter uma boca mais saudável e limpa. Confira a seguir!

1. Tomar cuidado com a alimentação

Alguns alimentos têm a capacidade de aumentar as bactérias na boca. Como exemplo, podemos citar os açúcares e carboidratos. Essas substâncias são as preferidas das bactérias, pois elas as consomem e se proliferam, formando a placa bacteriana.

Ao digerir esses nutrientes, tais micro-organismos produzem uma substância ácida capaz de prejudicar os dentes. Por isso, é necessário ter cuidado com o excesso de doces e carboidratos.

2. Escovar os dentes após as refeições

Uma forma de evitar a formação da placa bacteriana é escovar os dentes sempre depois de comer, principalmente se forem alimentos prejudiciais aos dentes, como os citados acima.

A escovação elimina os restos de comida que ficam na boca e que, se permanecerem, seriam alimento para as bactérias se proliferarem. Por isso, sempre escove os dentes após as refeições, ou seja, pelo menos três vezes ao dia.

3. Escovar a língua e a parte internas das bochechas

Geralmente, as pessoas escovam os dentes, mas se esquecem do resto da boca. A língua e bochechas também abrigam bactérias e, por consequência, são ambientes propícios para a profiliferação delas, se não forem limpos. Então sempre escove a língua até ela ficar rosada, além das bochechas.

4. Fazer uso de fio dental

Mesmo com a escovação de todas as partes bucais citadas, ainda podem existir resíduos de alimentos. Por esse motivo, o fio dental é indispensável. Ele consegue eliminar os restos de comida das áreas entre os dentes, onde a escova não alcança. Desse modo, reduzem muito as chances de formação da placa bacteriana, de cáries, de tártaro e do mau hálito.

Se não conseguir aplicar o fio dental sempre após as refeições, use-o pelo menos uma vez ao dia. Nesse caso, faça isso antes de dormir, porque, durante o sono, a salivação diminui e predispõe ao aumento de bactérias, além do mau hálito comum da manhã.

Ou seja, quanto mais limpa estiver a boca, antes de dormir, menos bactérias e mau hálito você vai ter.

5. Realizar bochechos com enxaguante bucal

Esse é um ato que também deve ser feito pelo menos uma vez por dia, sobretudo antes de dormir para intensificar a limpeza. Depois de escovar os dentes e passar o fio dental, faça um bochecho (não é gargarejo, que é uma ação diferente). Isso intensifica a limpeza feita pelo fio dental, pois o líquido também consegue atingir regiões da boca onde a escova não alcança.

Como você pôde ver, as dicas mencionadas para obter uma boa higiene bucal são muito fáceis de empregar no dia a dia. Elas são recomendações básicas apontadas por todos os dentistas, capazes de aumentar a saúde bucal, melhorar o hálito e proporcionar um aspecto mais bonito ao sorrir. Por isso, não há desculpa para se descuidar da higiene bucal.

Gostou deste artigo? Além dessas, há outras formas de melhorar o hálito. Continue em nosso blog e confira!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada