Blog Saúde Bucal

Saiba o que é caroço na boca e suas causas

Encontrar um caroço na boca pode ser estranho e preocupante. Mas isso não é sinal necessariamente de algo grave, já que existem diferentes condições com esse mesmo sintoma. O indicado é não ter tanta ansiedade com isso e procurar um dentista.

Para proporcionar informações de qualidade para você, vamos falar um pouco sobre esse tema. Neste post, vamos explicar o que é o caroço na boca e listar algumas doenças que surgem em forma de caroço nessa região. Fique com a gente e saiba mais!

O que é o caroço na boca?

Existem certas condições que provocam caroço na boca e podem até não exigir tratamento. Outras, porém, são mais sérias e vão demandar, inevitavelmente, exames e métodos para cuidar e tratar. Por vezes, junto do caroço podem ocorrer outros sinais, como:

  • dor;
  • incômodos;
  • machucados ou bolhas;
  • sangramento.

Se o caroço não tiver outro sinal acompanhado, é possível que suma. No entanto, se ele permanecer e um ou mais dos sintomas acima aparecer, vá a um clínico geral ou a um dentista. Ambos os especialistas de saúde são capazes de examinar, diagnosticar e tratar o problema.

Qual doença pode ser?

Como mencionamos no tópico anterior, existem diferentes doenças que acarretam caroço na boca. Por essa razão, nem sempre tal sintoma é motivo de preocupação. Primeiramente, o local deve ser analisado por um especialista e, caso seja constatada uma doença séria, ela pode ser tratada com a tecnologia e medicina atuais.

Confira as patologias mais comuns que apresentam caroço na boca.

Aftas

Essa é uma condição bastante comum que gera dor e incômodo de acordo com o local onde se localiza na boca. Às vezes, as aftas atrapalham até em tarefas do dia a dia, como falar e comer. Geralmente, elas resultam da falta de alguns nutrientes, como vitaminas, da mudança de pH bucal e do excesso de estresse.

Essas bolhinhas são caracterizadas, além de sintomas de desconforto, pela dimensão e cor. Geralmente, as aftas são feridas pequenas e esbranquiçadas e costumam desaparecer sozinhas, sem necessidade de tratamentos, do mesmo modo que surgem.

Torus palatino

Trata-se de um aumento inadequado no osso palato, o que fica no céu da boca. Tal desenvolvimento gera um caroço nessa mesma região, que pode continuar a crescer ao longo da vida.

Nessa situação, só é recomendado removê-lo se o caroço impedir ou atrapalhar atividades como a fala ou a mastigação. Caso a pessoa, já na fase adulta, não tenha dificuldade alguma, mesmo com o caroço no céu da boca, não há outro problema possível.

Mucocele

Essa também é uma lesão benigna, apesar de ser muito confundida com um cisto. Ela pode ser mais profunda ou superficial e surgir em qualquer área da boca, como céu, assoalho, língua e bochechas.

A mucocele consiste em bolhas provocadas por obstrução nos ductos salivares. Dessa forma, a saliva pode exceder para partes que não deveriam ser expostas a ela, causando as bolhas vistas a olho nu na boca.

Ela também desaparece de modo natural, sem necessitar de tratamento, em alguns dias. Porém, se a bolha começar a se desenvolver muito, é necessário ir ao dentista a fim de removê-la. O profissional vai avaliar a gravidade e efetuar uma cirurgia simples, extraindo a glândula salivar, o que reduz as bolhas e o inchaço.

Hiperdontia

É o nascimento de mais dente que o necessário. Isso origina um caroço no céu da boca ou atrás dos dentes dianteiros. Tal condição gera ainda dor de cabeça, na mandíbula e em outras partes do rosto.

Para tratá-la, vá ao dentista, já que ele vai diagnosticar o problema por meio de radiografia e, se for preciso, efetuar a retirada dos dentes por meio de cirurgia.

Papiloma escamoso

Trata-se da contaminação pelo papiloma humano, o HPV. Ele pode provocar um caroço ou nódulo parecido com uma couve-flor no palato, na língua, bochecha ou lábios. Isso acontece de modo lento e sem gerar dor nem desconforto.

O HPV é uma doença espalhada pelo sexo oral sem proteção e consegue elevar a possibilidade de câncer de boca, faringe ou pescoço. Caso desconfie que está com esta doença, vá ao clínico geral ou ao dentista para que o profissional identifique o problema e, se for o HPV, proponha o tratamento. Os recursos para isso podem ser:

  • extração via cirurgia;
  • cauterização por laser;
  • prescrição de ácido tricloroacético a 70% ou 90% ou interferon alpha.

Fibrose

Há dois tipos dessa patologia: a gengival e a ossificante. Elas acarretam inchaço e dor no céu da boca. A seguir vamos elucidar sobre cada uma:

  • Fibrose ossificante: trata-se de uma lesão benigna fibro-óssea, que afeta a gengiva e a parte mole entre os dentes. Pode ainda surgir no palato, ocasionando dor intensa no céu da boca. A fibrose ossificante é originada pela falta de higiene bucal e pode ser diagnosticada com um exame de imagem, o que contribui muito para o tratamento, realizado com uma cirurgia removedora das lesões.
  • Fibrose gengival: consiste no desenvolvimento excessivo da gengiva, o que acarreta um inchaço no céu da boca e em outros tecidos moles. Isso pode gerar danos estéticos e funcionais, como dificuldades para falar e mastigar. Pode ser provocada pela hereditariedade ou o uso inadequado de remédios. O tratamento é feito com a extração das regiões atingidas, mas isso não implica cura, somente reduz o desconforto e sintomas.

Pênfigo vulgar

Também bolhas que se formam na boca, essas podem até aparecer em outras partes do corpo. Essa condição é uma doença autoimune mais incomum, que leva o sistema imunológico a realizar uma produção exagerada de anticorpos. Essas células atacam e eliminam células da mucosa bucal, isso acarreta machucados e bolhas no céu da boca.

Além de tais feridas, os demais sintomas são:

  • dor;
  • ardência;
  • queimação.

Essas bolhas e feridas aparecem inicialmente na boca e garganta e, por isso, costumam ser confundidas com aftas, mas em seguida começam a se espalhar por outras partes do corpo, como:

  • olhos;
  • nariz;
  • ânus;
  • órgãos genitais;
  • entre outras regiões.

O agravamento dessas bolhas pode levar ao seu rompimento e a úlceras. Por essa razão, é necessário procurar um clínico geral ou dermatologista assim que aparecer os sintomas citados, como as bolhas e feridas espalhadas pelo corpo. Normalmente, o tratamento é realizado com antibióticos, corticoides ou imunossupressores.

Câncer de boca

Uma das patologias mais assustadoras, essa neoplasia é muito comum em homens acima dos 45 anos e com maus hábitos, como consumo exagerado de bebidas alcoólicas e tabagismo, ou falta de higiene bucal correta. É também frequente nas pessoas com próteses colocadas de forma inadequada.

Além do caroço na boca, o câncer vem acompanhado de outros sintomas, como:

  • mau hálito;
  • dor de garganta;
  • marcas avermelhadas na boca;
  • machucados não curáveis;
  • empecilho ao falar e mastigar;
  • queda repentina no peso da pessoa.

Ao verificar esses sinais e se encaixar no perfil mencionado, vá a um dentista ou clínico geral o quanto antes. Quanto mais cedo for identificado o câncer, mais possível a cura.

Como visto, o caroço na boca nem sempre é um tumor maligno: às vezes pode ser uma afta ou outra situação menos grave. O ideal é cuidar da sua higiene bucal e evitar maus hábitos, como tabagismo e excesso de bebidas alcoólicas, além de visitar o dentista regularmente.

Gostou do post? Passou por alguma dessas condições? Deixe um comentário com sua opinião, ideias e vivências.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada