Blog Saúde Bucal

Fluorose: entenda o que é, potenciais prejuízos e como prevenir!

A fluorose é um problema que merece atenção, já que pode afetar a formação dos dentes. Ela é ocasionada pelo excesso de fluoreto e é muito comum durante a infância. Quando não tratada, pode afetar a estética dos dentes e gerar problemas na autoestima. Dessa forma, é fundamental que os pais tenham cuidado com a higienização bucal de seus pequenos. 

Nesse sentido, é necessário ressaltar a importância de entender a respeito da fluorose e como evitá-la. Com boas práticas, é possível evitar o surgimento de manchas nas superfícies dos dentes. Para saber mais a respeito do assunto, continue a leitura do conteúdo que preparamos para você! 

O que é a fluorose? 

O flúor consiste em um mineral que traz várias vantagens, contribuindo para a eliminação de diversas bactérias nocivas para a boca e ajudando na prevenção de um conjunto de doenças. Contudo, em elevada quantidade, ele pode não ser mais vantajoso e, assim, pode afetar a saúde bucal da pessoa.

Logo, a fluorose é uma anomalia provocada pelo excesso do flúor durante a infância. Os dentes podem apresentar manchas brancas em sua estrutura, e o problema pode ser classificado como leve, moderado ou grave. Saiba que pode acometer tanto os dentes decíduos quanto os permanentes. 

Quais são as principais causas desse problema? 

As causas mais comuns da fluorose são a utilização de creme dental com muito flúor, o excesso de água fluoretada e o consumo de alguns alimentos industrializados e medicações que contêm flúor em sua composição. É importante ressaltar que algumas crianças apreciam o gosto da pasta dental e acabam a ingerindo durante o processo de escovação. Logo, pode surgir a fluorose. 

Contudo, saiba que não é prejudicial utilizar creme dental com flúor. A quantidade excessiva da ingestão do mineral é que pode causar prejuízos. Por essa razão, é preciso ter atenção e cuidado durante o processo de higienização dos dentes. É válido contar com o auxílio de um profissional para escolher o melhor creme dental para você e seu filho. 

Quais os principais sintomas da fluorose? 

Um dos principais sinais da fluorose dentária é a presença de manchas nos dentes, sendo que elas podem apresentar diversas tonalidades conforme a sua gravidade e intensidade. Assim, a cor do esmalte pode variar entre branca ou marrom. 

Em situações mais severas, pode existir a perda da estrutura dentária, uma vez que o problema deixa o esmalte hipomineralizado, ou seja, mais poroso. Com isso, o paciente pode ter dores nos dentes e sensibilidade.

Quais os danos? 

O maior dano da fluorose é na estética dos dentes, já que surgem manchas brancas ou escuras em sua estrutura. A pessoa pode ficar insatisfeita com o sorriso, assim, sua autoestima e sua autoconfiança podem ser afetadas. 

Quando o problema é mais grave, toda a estrutura dentária é prejudicada, e o paciente fica com uma dentição mais fragilizada e suscetível a trincas e fraturas. Além do mais, outros problemas dentários podem aparecer com mais facilidade, por exemplo, a cárie

Como prevenir a fluorose? 

Com boas práticas, é possível prevenir a fluorose, evitando que o problema afete o bem-estar do indivíduo. Confira a seguir o que pode ser feito!

Escovar os dentes de modo correto 

A escovação é essencial, pois com ela é possível evitar diversos contratempos, como cáries, placas bacterianas e fluorose. Dessa forma, é essencial realizar a higienização dos dentes de forma correta e com bons produtos. 

Caso tenha um filho, é preciso acompanhar de perto o processo de escovação do pequeno, para que ele não use uma grande quantidade de creme dental. Durante essa etapa, é preciso colocar a quantidade certa de produto, a fim de que os dentes fiquem saudáveis. 

Ter atenção ao nível de flúor 

É fundamental ter atenção e cuidado com a quantidade de flúor ingerida, especialmente com as crianças. Não se esqueça de que, na fase inicial da vida, elas não conseguem cuspir, assim, é preciso que a quantidade de creme dental seja mínima. Além do mais, o produto deve ser usado duas vezes ao dia. 

Contar com o suporte de especialistas 

Uma maneira eficiente de prevenir problemas é por meio da visita regular ao dentista. O profissional é capaz de indicar o melhor creme dental para suas necessidades e, consequentemente, evitará o surgimento da fluorose. Caso já apresente o problema, ele indicará o melhor tratamento para que seu sorriso não fique prejudicado. 

Ter uma boa alimentação 

É preciso buscar ter uma alimentação equilibrada, isto é, com todos os nutrientes necessários para os dentes e o organismo. Assim, é válido contar com o auxílio de um profissional para que você consiga consumir o que seja realmente necessário para o bem-estar. O excesso de flúor pode desencadear a fluorose e outras adversidades. 

Prestar atenção na medicação 

Alguns medicamentos apresentam flúor em sua composição, por essa razão, é fundamental evitar se automedicar, já que você poderá consumir o mineral em excesso. Desse modo, é preciso sempre visitar o médico para tomar qualquer remédio de forma correta. 

Como é feito o tratamento?

O dentista é o responsável por indicar o melhor tratamento. Durante a análise da situação, ele levará em consideração a gravidade dos problemas, a quantidade de dentes afetados, a idade do paciente e os seus hábitos. 

Na fluorose leve, não é feito qualquer tipo de intervenção, apenas se o paciente desejar. Já em casos mais graves, há a necessidade de um tratamento mais invasivo. É possível colocar facetas ou lentes, para que a superfície do dente seja coberta. O tratamento dependerá da avaliação do profissional, uma vez que o problema é algo individualizado. 

Portanto, para tratar a fluorose, é necessário buscar por profissionais especializados para realizar os cuidados necessários. A saúde bucal é essencial, com boas práticas, é possível evitar diversas adversidades e, assim, manter um sorriso saudável. Além do mais, não podemos nos esquecer de ajudar nossos filhos durante o processo de escovação. Ao evitar a ingestão de excesso de flúor na infância, os dentes nascem sem manchas e bonitos. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para divulgar o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como prevenir a fluorose!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada