Blog Saúde Bucal

O que é o mini-implante ortodôntico?

O mini-implante ortodôntico consiste em um tratamento muito parecido com os aparelhos. Sua principal finalidade é promover movimentações na posição dos dentes e resolver possíveis imperfeições presentes no sorriso. O mini-implante, no entanto, não serve para substituir o dente perdido, como o implante convencional. 

É importante ressaltar que o mini-implante é uma peça produzida em titânio, com o formato de um parafuso. Ele é instalado no osso e é capaz de fazer a sustentação dos dentes do paciente. Seu objetivo é reforçar para corrigir problemas odontológicos. 

Continue a leitura deste post e saiba mais informações a respeito do mini-implante ortodôntico! 

Para que serve o mini-implante ortodôntico? 

O mini-implante serve para apoiar o aparelho ortodôntico e, assim, contribuir para a movimentação dos dentes na arcada dentária. Antes de decidir pela inserção do mini-implante, é preciso contar com a avaliação de um bom profissional — já que um dos maiores benefícios desse método é a personalização junto ao cliente, em busca de um tratamento eficiente.

O mini-implante dentário é uma ótima opção para quem deseja melhorar problemas relacionados ao processo de mastigação e para quem procura o alinhamento do movimento dos dentes. 

Vale a pena mencionar que esse procedimento é pouco invasivo. 

Quando usar o mini-implante? 

O mini-implante deve ser usado quando você deseja potencializar o resultado do aparelho odontológico, ou seja, problemas relacionados ao alinhamento dos dentes. Esse é um procedimento que tem como objetivo aprimorar o sorriso do paciente.

Para obter os melhores resultados, é necessário buscar uma clínica capacitada no assunto. Profissionais capacitados podem transmitir todas as informações necessárias a respeito de um procedimento que é cada vez mais procurado no mercado.

Para quem é indicado o mini-implante? 

Os mini-implantes não são capazes de solucionar todos os contratempos de posicionamento e crescimento dos dentes. É essencial, portanto, contar com a recomendação do seu dentista de confiança. 

O mini-implante é indicado por meio de uma análise conjunta entre o profissional em aparelhos ortodônticos e o profissional em implante dentário. Essa técnica também é recomendada para clientes que não podem realizar os procedimentos cirúrgicos mais tradicionais, além dos pacientes que apresentam perda óssea. 

Em diversas situações, por se tratar de uma peça com uma dimensão pequena, o mini-implante ortodôntico pode acabar com a necessidade de inserção de enxerto ósseo no local.

Quais são os benefícios do mini-implante ortodôntico? 

O mini-implante proporciona diversos benefícios aos pacientes. Essa técnica se mostra, portanto, como um ótimo meio para os dentistas conseguirem corrigir diversos problemas dentários de seus pacientes. 

Continue a leitura e confira os principais benefícios do mini-implante ortodôntico! 

Tratamento rápido 

Como o mini-implante dentário ajuda o dentista a fazer força no dentes, os resultados aparecem de maneira mais rápida. Isso faz com que o tempo de duração do tratamento com o aparelho ortodôntico seja menor — o que aumenta a satisfação do paciente. 

Movimentos mais precisos 

Há diversas situações em que existe a necessidade de realizar correções em somente um dente ou em determinadas regiões da arcada. Isso é possível com o uso do mini-implante ortodôntico, já que ele permite realizar as movimentações de maneira mais precisa e exata, sem prejudicar os outros dentes. 

Pressão reduzida sobre as raízes 

Ao determinar exatamente o local em que será feito o processo mais intenso, o especialista consegue preservar as raízes dentárias. Sendo assim, elas acabam sofrendo menos pressão. A consequência disso é uma saúde bucal em dia.

Melhoria da mordida 

Uma importante vantagem do mini-implante ortodôntico é o melhoramento da mordida, especialmente para aquelas pessoas que sentem dor ou incômodo durante a mastigação.

Quais são os cuidados necessários após a inserção do mini-implante ortodôntico? 

Após o procedimento, é necessário ter muito cuidado para que os resultados sejam satisfatórios — pois eles ajudam a preservar tanto a saúde bucal quanto o mini-implante. Confira, a seguir, o que deve ser feito! 

Realize um boa higienização da boca

Os pacientes devem realizar uma correta higienização dos dentes. Saiba que uma escovação ruim pode acabar ocasionando uma inflamação na região, que pode levar à perda dos pinos do implante. 

Utilizar uma boa escova e seguir todas as indicações do dentista são excelentes formas de garantir resultados satisfatórios no tratamento. A escovação, por exemplo, deve acontecer ao final de todas as refeições. O uso de fita ou fio dental não deve ser evitado, pois esse produto contribui para a realização de uma boa higienização.

Não pressione a região 

Mesmo que o processo para a colocação do mini-implante ortodôntico seja algo mais simples — que precisa apenas de uma anestesia no local e permite o rápido retorno às atividades —, é preciso muito cuidado após o procedimento. Desse modo, evite atividades que podem afetar a eficiência do tratamento. 

É importante ressaltar a necessidade de evitar a pressão nos pinos inseridos com objetos pontiagudos ou ficar mexendo no dente — visto que isso pode ocasionar dor e outros contratempos. Alguns movimentos podem provocar diversos danos no material inserido. 

Para evitar que o mini-implante se solte, você não deve puxá-lo, tocá-lo ou forçar sua movimentação de alguma maneira. Se ele ficar solto, é preciso ir ao consultório odontológico para resolver a situação.

Busque ajuda profissional sempre que necessário 

Sempre que for necessário, é preciso procurar a ajuda do dentista que realizou o seu tratamento. É fundamental se atentar a qualquer sinal do corpo, como sangramento, dor, inchaço e vermelhidão intensa. Não espere: busque ajuda especializada assim que identificar o problema. Essas situações precisam ser solucionadas assim que forem percebidas. 

O mini-implante ortodôntico é diferente do tradicional, mas merece toda a atenção e cuidado. Para que os resultados sejam os melhores possíveis, é primordial seguir as recomendações do profissional. Não se esqueça da importância de uma boa higienização bucal. Hoje em dia, os maiores problemas dentais estão relacionados à ausência de uma boa limpeza, então, a escovação correta e o uso do fio dental não podem ser negligenciados.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais para ficar pode dentro de outras dicas importantes sobre a saúde bucal! Estamos no YouTube e no Instagram!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada