Blog Saúde Bucal

Periodontite avançada tem solução?

A periodontite é uma infecção bacteriana que envolve o tecido que sustenta os dentes, conhecido como periodonto. Saiba que é possível observar perda óssea e de gengiva. Além do mais, entre a raiz e o osso podem surgir bolsas periodontais que permitem o acúmulo de microrganismos e tártaros.

Nesse sentido é importante destacar que a periodontite avançada ocorre quando a doença periodontal comum está em estado mais progressivo. Ou seja, quando as pesadas ficam mais expostas a raízes de alguns dentes e também podem surgir outros sinais, como mobilidade e perda de dentes. Continue a leitura e descubra mais informações sobre o assunto!

Como surge a periodontite? 

Após ficar anos com a gengiva inflamada, o problema pode ir para o tecido que fica entre os dentes e a mandíbula, chamado de periodonto. Dessa forma, o dente pode ficar sem suporte de sustentação e cair. 

As bactérias e as substâncias inflamatórias que contribuem no desenvolvimento da periodontite podem ir para a corrente sanguínea. Assim, a sua saúde, no geral, pode ser afetada. Entretanto, isso pode ser evitado com a visita regular ao dentista

Ao ir em consultório odontológico, o profissional analisa as suas gengivas, certifica a presença de sangramento e pergunta a respeito de outros sintomas. Isso ajuda para um tratamento mais eficiente. 

Quais são os principais sintomas? 

Geralmente, as gengivas saudáveis apresentam uma característica mais firme e rosada e os dentes se encaixam perfeitamente. Quem tem periodontite apresenta alguns sintomas, sendo que os mais recorrentes são: 

  • dor e sensibilidade;
  • retração gengival;
  • perda óssea severa;
  • sangramento gengival espontâneo;
  • gengivas inchadas; 
  • gengivas com tom vermelho escuro.; 
  • surgimento de novos espaços entre os dentes; 
  • mau hálito; 
  • dentes soltos; 
  • mastigação dolorosa;
  • gengivas mais afastadas dos dentes; 

Como prevenir a periodontite avançada? 

Para evitar maiores problemas nos dentes e na gengiva por conta da periodontite avançada, é preciso preveni-la de forma eficiente. Veja como isso pode ser feito! 

Higiene bucal eficiente

É preciso realizar uma boa higienização bucal para evitar o estado avançado da periodontite. Para isso, é fundamental utilizar o fio dental e ter uma boa escovação dos dentes. O fio dental é essencial para retirar os restos de alimentos entre os dentes e as bactérias. 

Realizar consultas odontológicas regulares

Ir ao dentista regularmente é essencial, já que o especialista fará limpezas mais satisfatórias e aplicará produtos que podem tratar melhor seus dentes, como o flúor. Logo, esse hábito não pode ser deixado de lado e deve ser feito a cada seis meses. 

Quais são os tratamentos mais usados na periodontite avançada?

O tratamento realizado na periodontite avançada é parecido com o feito na doença periodontal descoberta no início. A finalidade do tratamento é retirar a infecção bacteriana e reduzir os sinais e sintomas relacionados a ela, por exemplo, sangramento e inchaço nas gengivas, e também determinar estabelecer métodos para conseguir realizar uma higienização eficiente e capaz de reduzir a possibilidade do reaparecimento do problema. 

O profissional passará todas as informações necessárias para evitar o acúmulo de placas bacterianas. Para fazer uma boa higienização dos dentes em caso de periodontite avançada, são necessários determinados itens de limpeza, como a escova interdental. 

É preciso ressaltar que a perda óssea e a retração da gengiva são consequências de periodontite avançada, e não podem ser recuperadas mesmo após o tratamento, isto é, quando a infecção e os sinais são eliminados. 

Saiba que, em algumas situações de periodontite avançada, pode ser necessário realizar cirurgia gengival. Isso ocorre especialmente em infecções mais profundas entre as raízes e as gengivas, que atrapalham o acesso para realizar a raspagem das bactérias. 

A cirurgia gengival também pode ser feita para reconstituir as gengivas. Esse procedimento é conhecido como gengivectomia, sendo recomendado para retirar as gengivas em excesso e que apresentam infecções mais fortes. 

Existe também o enxerto de gengiva, sendo que é um procedimento importante para tratar a periodontite. Ele é recomendado para corrigir problemas relacionados à retração da gengiva e às mudanças funcionais e estéticas. Além do mais, o enxerto de gengiva é feito apenas para determinadas situações, como para fechar o espaço entre as raízes e os dentes. 

Há a possibilidade também de realizar enxerto ósseo na periodontia avançada. Como já foi mencionado antes, existe a perda de osso nessa situação, mas podem ser aplicados implantes dentários em áreas com elevada perda óssea. Ainda é possível realizar o tratamento da periodontite com laser, sendo que o objetivo é elevar a velocidade e a resposta do organismo diante da infecção bacteriana. 

Por que procurar um profissional? 

Quanto mais cedo buscar por um tratamento da periodontite, mais eficiente serão as possibilidades de preservar o seus dentes e seu bem-estar. Assim você terá uma boca mais saudável, já que em diversas situações é necessário eliminar o açúcar e realizar uma boa higiene bucal.

É necessário ir ao dentista com frequência para solucionar a doença periodontal e, consequentemente, outros problemas que possam surgir nos dentes

Como reverter a periodontite? 

Para evitar uma periodontite avançada, é preciso realizar uma boa escovação dos dentes, fazer uso de fio dental de forma correta e visitar o dentista regularmente. Como uma boa rotina de limpeza, é possível evitar o avanço da doença periodontal. 

Lembre-se de que existem diversos enxaguantes bucais para tratar a gengivite e, por essa razão, é válido realizar bochechos com eles após a escovação dos dentes. O especialista pode recomendar um enxaguante antimicrobiano para diminuir a quantidade de bactérias nas regiões que a escova não alcança. Além do mais, uma dieta balanceada, sem muita ingestão de açúcar, evita o surgimento de cáries. 

Portanto, para prevenir a periodontite avançada é preciso buscar por uma clínica especializada, como a Sorridents. Uma vez que ela conta com profissionais especializados no assunto e que podem indicar o tratamento mais eficiente para a sua necessidade. Ao perceber qualquer alteração nos dentes ou na gengiva, é preciso ir ao dentista o quanto antes para evitar contratempos maiores. 

Gostou deste nosso post? Então aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto! 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada