Blog Saúde Bucal

Conheça cada um dos passos do tratamento ortodôntico com Alinhador invisível

Quem não quer melhorar o sorriso e alinhar os dentes para sair bem nas fotografias? O desejo pode virar realidade com o alinhador invisível, que trata disfunções sem prejudicar a estética dental. Pensando nisso, o post explica quais são os passos do tratamento ortodôntico invisível e no que consiste essa técnica promissora.

O método dispensa o visual metálico dos aparelhos ortodônticos convencionais fixos e consegue melhorar a funcionalidade dos dentes em pouco tempo. Além disso, o tratamento invisível tem alto grau de precisão, baseando-se em escaneamento digital e planejamento detalhado do dentista, o que resulta porque ele é confeccionado em placas removíveis de acetato, que são colocadas sobre os dentes e altamente eficazes para o movimento da dentição.

Ficou curioso sobre o assunto? Leia agora mesmo o texto e tire as suas dúvidas!

O QUE É O TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM ALINHADOR INVISÍVEL?

O tratamento ortodôntico alinhador invisível, utiliza alinhadores em material transparente, feitos sob medida para as arcadas dentárias do paciente sendo desenvolvida para cada um, onde cada caso é estudado particularmente. Esse método trata a maioria das disfunções no alinhamento e nivelamento dos dentes, estimulando o movimento dentário exercendo pressão sobre os dentes.

As moldeiras são confeccionadas em material apropriado, após um escaneamento digital que consegue registrar em detalhes a estrutura das arcadas dentárias. O segredo do tratamento é a troca periódica das peças, que apresentam sempre uma diferença em relação à versão anterior do posicionamento das arcadas dentárias do paciente. .

No entanto, você sabe que outros benefícios essa técnica inovadora oferece?

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ALINHADOR INVISÍVEL?

Não há dúvidas: o tratamento ortodôntico invisível é uma opção para quem quer tratar problemas na dentição sem precisar alterar a estética dentária e também a facial. O material transparente não afeta a autoestima das pessoas, que podem ter uma rotina normal enquanto melhoram a saúde oral.

O método oferece outras qualidades para os pacientes, como a rapidez do tratamento, graças à moldeira transparente trocada periodicamente, garantindo a movimentação dentária com mais rapidez e descrição . Assim, com o decorrer do tratamento os avanços vão acontecendo e o dentista faz a troca dos alinhadores, estes são ajustados e aumentam a pressão sobre os dentes para apresentar uma melhora bucal em menos tempo.

Fora o tratamento otimizado, o aparelho invisível é bastante confortável, principalmente quando comparado ao método fixo, que usa peças metálicas como braquete e fio.

Da mesma forma, os alinhadores invisíveis conseguem preservar por mais tempo a mucosa bucal, pois tem fácil remoção para o paciente poder se alimentar e ingerir líquidos tranquilamente. A técnica do aparelho fixo, em vez disso, causa prejuízos estéticos e também é mais agressiva para essa região da boca. Além disso o alinhadores invisíveis por serem removíveis facilitam colocar e tirar na hora do paciente realizar sua higiene bucal, pois o s dentes estão livres dos braquetes e podem ser escovados com mais dedicação, além disso não podemos esquecer do uso do fio dental e dos enxaguatórios bucais, pois todo esse conjunto nos ajuda a ter cada vez mais nossa saúde bucal preservada.

Falando nisso, alinhador invisível é removível e tem grande resistência a impactos, devido ao acrílico, um termoplástico com resistência mecânica que pode ser moldado ao ser aquecido por alta temperatura. É preciso, porém, que você armazene a peça em local apropriado, garantindo a eficácia do tratamento e ajudando a preservar o material.

Igualmente, quem opta pelo tratamento ortodôntico com alinhadores consegue ter uma previsão sobre o resultado, uma vez que é possível fazer um escaneamento digital das arcadas dentárias e deixar o planejamento clínico mais detalhado, aumentando a confiança do paciente nesse processo.

QUAIS OS PASSOS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM ALINHADOR INVISÍVEL?

Até aqui, você entendeu o que é a técnica ortodôntica invisível e quais são os benefícios desse método. Mas qual o passo a passo do procedimento? Desde a avaliação clínica até o uso dos alinhadores, é importante entender cada etapa do tratamento.

MARQUE A CONSULTA E FAÇA A AVALIAÇÃO

O processo se inicia pela marcação de consulta com o dentista de confiança, que fará uma avaliação clínica do seu caso. Para entender a gravidade dos problemas bucais, o profissional costuma pedir exames e realizar uma radiografia, que identifica possíveis desvios na dentição.Com todos os exames na mão o dentista avalia a possibilidade deste tratamento e podemos pensar no próximo passo.

REALIZE O ESCANEAMENTO DIGITAL

Em seguida, o paciente deve fazer o escaneamento digital das arcadas dentárias, um passo fundamental para o especialista ter um diagnóstico claro sobre o caso. A técnica, feita em tempo real com um scanner de alta resolução, permite que o dentista visualize, em imagem tridimensional, a dentição da pessoa para o estudo e direcionamento do caso .

AGUARDE A DEFINIÇÃO DO APARELHO IDEAL

A etapa do planejamento é uma das mais importantes para a confecção dos alinhadores, porque o ortodontista consegue projetar o resultado futuro do tratamento que será realizado . Assim, o profissional elabora a quantidade de moldeiras que serão necessárias para movimentar a dentição do paciente, por meio de um software conectado ao escaneamento digital.Após todos esses estudos prontos o profissional vai conversar e explicar ao paciente como o seu tratamento acontecera.

RECEBA OS ALINHADORES

Após os exames clínicos e o planejamento com scanner digital, chega a hora de instalar o seu alinhador invisível. Essa parte é importante para o profissional fazer alguns ajustes no molde, observando a eficiência do tratamento ortodôntico invisível. Também é quando explica ao paciente os cuidados necessários que deve ter com as placas e como realizará a higienização das mesmas.

COMECE A USAR DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES

Com o alinhador invisível, o paciente precisa seguir uma rotina saudável e procurar o especialista mensalmente para que ocorra uma movimentação dentária eficaz. Nas consultas de revisão, o dentista pode acompanhar o andamento do processo e orientar a pessoa caso ocorra algum problema com essa intervenção.

Entre as orientações de uso do alinhador está a atenção redobrada com o manuseio do aparelho, que deve ser guardado adequadamente quando retirado da boca, nas caixinhas adequadas. Os alinhadores também devem ser higienizados com escova específica e pasta dental, em movimentos circulares 2 vezes ou mais ao dia .

Da mesma forma, é importante fazer o tratamento com ortodontistas de confiança e em uma clínica bem equipada. A Sorridents, por exemplo, é o consultório odontológico mais premiado nacionalmente, com 25 anos de atuação no país e uma rede presente em todas as regiões do Brasil.

Neste post, você aprendeu sobre os passos do tratamento ortodôntico invisível, método que está revolucionando a ortodontia com a movimentação dentária que não prejudica a estética bucal e nem a facial. Além disso, você percebeu como a técnica, feita com ajuda de escaneamento digital, traz conforto e precisão para ter sorriso harmônico em menos tempo.

Você não precisa esperar mais para voltar a sorrir sem medo: entre em contato já com a Sorridents e agende a primeira avaliação com os melhores ortodontistas da sua região. Basta ligar para (11) 2672 5700, no estado de São Paulo, 0800 601 1520, em outros estados, ou enviar um formulário pelo nosso site.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada